top of page

Glossário para negócios de gastronômicos.

Entenda todas as termologias usadas no blog! Caso ainda tenha alguma dúvida coloque nos comentários que eu adicionarei aqui.

Glossário para negócios de gastronômicos.

CMO - O Custo de Mão de Obra refere-se aos gastos com funcionários que aplicam sua força de trabalho na transformação de matérias-primas em produtos de forma direta ou indireta, ou seja, é todo valor investido em recurso humano responsável diretamente na produção.


CMV - O Custo de Mercadoria Vendida refere-se ao cálculo de todos os gastos que envolvem a matéria prima dos produtos vendidos dentro de um determinado período, ou seja, todo valor investido em insumos necessários na produção. Esse índice deve ser analisado de duas formas: Teórico e Real.


CMV Teórico - É calculado através da ficha técnica, levando em consideração o preço de custo dos insumos e o preço de venda. De forma resumida é o quanto o preço de custo com insumos impacta no preço de venda.


CMV Real - É a prova real para saber se a operação tem conseguido manter o índice teórico estipulado na ficha técnica. Conseguimos obter a partir da fórmula: CMV real = ((Estoque inicial + Compras - Estoque final)


Cross Selling - Pode ser definido como uma estratégia em que é oferecido ao cliente produtos complementares ao que ele está prestes a adquirir, potencializando assim sua experiência.


Csat - A sigla significa Customer Satisfaction Score que pode ser traduzido de forma literal como pontuação da satisfação do cliente. Ela é utilizada para mensurar o nível de satisfação dos seus clientes em relação à sua empresa e em diferentes etapas da sua jornada.


Customer Experience (CX) - Se refere à experiência geral dos clientes ao interagir com uma empresa. Envolve todos os pontos de contato, desde o primeiro contato até o pós-venda. Uma CX positiva pode levar à satisfação e à fidelização dos clientes. Priorizar uma boa CX é fundamental para o sucesso e o crescimento do negócio.


DRE - A Demonstração do Resultado do Exercício é um relatório que evidencia se a operação de uma empresa está gerando lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo. Serve como:

  • Um relatório gerencial.

  • Análise detalhada da alocação de recursos.

  • Apresenta o resultado líquido.

  • Apresenta a margem de contribuição.

  • Determina detalhadamente qual é seu lucro líquido.

  • Não determina qual é seu caixa.


Ficha técnica - É um documento que lista detalhadamente os ingredientes, quantidades e instruções de preparo de um prato ou item do menu. Ela fornece informações essenciais para padronizar a produção, controlar custos, garantir qualidade e consistência. Além disso, auxilia na precificação, gerenciamento de estoque e na tomada de decisões para melhorar a eficiência e lucratividade da operação. As fichas técnicas são fundamentais para a gestão operacional e a excelência culinária de qualquer negócio da área de alimentação.



Margem de contribuição - É um índice obtido numa DRE. Tem como objetivo calcular o resultado financeiro desconsiderando as despesas fixas. Pode ser obtido através das fórmulas: MC = Faturamento líquido - Custos - Despesas variáveis ou %MC = Margem de contribuição / Faturamento Líquido.


PA - Conhecido no varejo como peças por atendimento é um indicador importante para medir a performance comercial da sua equipe. Quanto maior for o PA, mais produtos estão sendo vendidos em um único produto (Cross Selling)


Recorrência - é um modelo comercial em que os produtos ou serviços são vendidos de forma contínua aos clientes. Pode ser através de planos, contratos, assinaturas ou por fidelidade.


Tickets - É o número de clientes atendidos convertido em vendas.


Ticket médio - É o resultado do faturamento dividido pelo número de tickets. Ele é um indicador de desempenho que mostra o valor médio gasto nos pedidos, ou seja, quanto maior for o valor, mais os clientes estão gastando. Representa o comportamento do seu cliente com seu negócio.


Up Selling - Up-selling é a estratégia de incentivar os clientes a comprar produtos ou serviços adicionais, muitas vezes de maior valor, além de sua compra planejada. Isso aumenta o valor da venda total e maximiza o lucro. É uma tática comum para impulsionar vendas e receita.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page