Glossário para negócios de gastronômicos.
- Gabriel C
- 1 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Entenda todas as termologias usadas no blog! Caso ainda tenha alguma dúvida coloque nos comentários que eu adicionarei aqui.

CMO - O Custo de Mão de Obra refere-se aos gastos com funcionários que aplicam sua força de trabalho na transformação de matérias-primas em produtos de forma direta ou indireta, ou seja, é todo valor investido em recurso humano responsável diretamente na produção.
CMV - O Custo de Mercadoria Vendida refere-se ao cálculo de todos os gastos que envolvem a matéria prima dos produtos vendidos dentro de um determinado período, ou seja, todo valor investido em insumos necessários na produção. Esse índice deve ser analisado de duas formas: Teórico e Real.
CMV Teórico - É calculado através da ficha técnica, levando em consideração o preço de custo dos insumos e o preço de venda. De forma resumida é o quanto o preço de custo com insumos impacta no preço de venda.
Baixe a ferramenta -> Download do modelo de ficha técnica + planilha com o fator de correção de mais de 500 insumos.
CMV Real - É a prova real para saber se a operação tem conseguido manter o índice teórico estipulado na ficha técnica. Conseguimos obter a partir da fórmula: CMV real = ((Estoque inicial + Compras - Estoque final)
Cross Selling - Pode ser definido como uma estratégia em que é oferecido ao cliente produtos complementares ao que ele está prestes a adquirir, potencializando assim sua experiência.
Csat - A sigla significa Customer Satisfaction Score que pode ser traduzido de forma literal como pontuação da satisfação do cliente. Ela é utilizada para mensurar o nível de satisfação dos seus clientes em relação à sua empresa e em diferentes etapas da sua jornada.
Customer Experience (CX) - Se refere à experiência geral dos clientes ao interagir com uma empresa. Envolve todos os pontos de contato, desde o primeiro contato até o pós-venda. Uma CX positiva pode levar à satisfação e à fidelização dos clientes. Priorizar uma boa CX é fundamental para o sucesso e o crescimento do negócio.
DRE - A Demonstração do Resultado do Exercício é um relatório que evidencia se a operação de uma empresa está gerando lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo. Serve como:
Um relatório gerencial.
Análise detalhada da alocação de recursos.
Apresenta o resultado líquido.
Apresenta a margem de contribuição.
Determina detalhadamente qual é seu lucro líquido.
Não determina qual é seu caixa.
Ficha técnica - É um documento que lista detalhadamente os ingredientes, quantidades e instruções de preparo de um prato ou item do menu. Ela fornece informações essenciais para padronizar a produção, controlar custos, garantir qualidade e consistência. Além disso, auxilia na precificação, gerenciamento de estoque e na tomada de decisões para melhorar a eficiência e lucratividade da operação. As fichas técnicas são fundamentais para a gestão operacional e a excelência culinária de qualquer negócio da área de alimentação.
Margem de contribuição - É um índice obtido numa DRE. Tem como objetivo calcular o resultado financeiro desconsiderando as despesas fixas. Pode ser obtido através das fórmulas: MC = Faturamento líquido - Custos - Despesas variáveis ou %MC = Margem de contribuição / Faturamento Líquido.
PA - Conhecido no varejo como peças por atendimento é um indicador importante para medir a performance comercial da sua equipe. Quanto maior for o PA, mais produtos estão sendo vendidos em um único produto (Cross Selling)
Recorrência - é um modelo comercial em que os produtos ou serviços são vendidos de forma contínua aos clientes. Pode ser através de planos, contratos, assinaturas ou por fidelidade.
Tickets - É o número de clientes atendidos convertido em vendas.
Ticket médio - É o resultado do faturamento dividido pelo número de tickets. Ele é um indicador de desempenho que mostra o valor médio gasto nos pedidos, ou seja, quanto maior for o valor, mais os clientes estão gastando. Representa o comportamento do seu cliente com seu negócio.
Up Selling - Up-selling é a estratégia de incentivar os clientes a comprar produtos ou serviços adicionais, muitas vezes de maior valor, além de sua compra planejada. Isso aumenta o valor da venda total e maximiza o lucro. É uma tática comum para impulsionar vendas e receita.
Comments